segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reconstrução de dentes decíduos anteriores com pino de fibra de vidro e matriz anatômica de celulóide

Na clínica de odontopediatria, freqüentemente se observa a destruição coronária de dentes decíduos anteriores, em decorrência de cárie ou traumatismo dentário .
Muitas vezes, a saúde pulpar desses elementos também se encontra comprometida (SANTOS-PINTO et al., 2001; CAVALCANTI et al., 2003).
A reconstrução desses elementos dentários é de extrema importância, pois evita que haja alterações nas funções de mastigação e de fala, além de prevenir o desenvolvimento de hábitos parafuncionais e o surgimento de problemas psicológicos, possibilitando que a criança tenha um desenvolvimento mais saudável (GHERSEL et al., 1998).

Segundo Croll (1998), incisivos decíduos destruídos são particularmente difíceis de ser restaurados em razão do tamanho reduzido das coroas e da amplitude da câmara pulpar. Nesses casos, a utilização de reforço intra-radicular antes de se reconstruir a porção coronária torna-se uma opção eficaz para que se restabeleça a forma, a função e a estética (WANDERLEY et al., 1999).

Vários tipos de reforços intra-radiculares têm sido descritos para utilização em dentes decíduos anteriores, como, por exemplo, pino pré-fabricado em aço inoxidável (em fibra de vidro), pino de níquel-cromo com macrorretenções, pino confeccionado com fio ortodôntico em forma da letra grega alfa, núcleos metálicos fundidos, preenchimento com resina composta

A utilização de pinos intra-radiculares de fibra de vidro e a restauração de resina composta com auxílio de matrizes anatômicas de celulóide permitem o restabelecimento da forma, da função e da estética. Além de serem de fácil e rápida execução, têm a vantagem de dispensar a etapa laboratorial e não apresentar custo elevado. É necessário o acompanhamento longitudinal clínico e radiográfico desses pacientes, preferencialmente até o período de esfoliação do dente.